BioArte

BioArte é uma série de quadros feitos a partir de estruturas criadas por seres vivos.

Toda forma de vida deixa marcas de sua passagem no ambiente em que vive. Uma das criaturas que mais modifica seu habitat de acordo com suas necessidades é o cupim.

Os cupins são insetos da ordem Isoptera, e existem várias famílias e espécies espalhadas por todo o planeta.

Crytotermes brevisO mais comum no Brasil é o Cryptotermes brevis, conhecido como cupim de madeira seca. As colônias geralmente são formadas por operários, soldados, rei e rainha. São insetos considerados decompositores por atacarem a madeira morta, contribuindo para o fluxo constante de carbono e nitrogênio do meio ambiente para os seres vivos. Os cupins se alimentam da madeira e criam túneis e galerias internas, onde vivem protegidos de predadores e das variações de temperatura.

BioArte madeira 4Ao criarem suas passagens pelo interior da madeira, os cupins esculpem formas orgânicas únicas, construindo curvas perfeitas ou furos minúsculos, gerando peças impossíveis de serem reproduzidas por qualquer tecnologia humana por causa de sua delicadeza e marcas próprias.

BioArte madeira 2Essas peças são a base da BioArte.

BioArte peça 1As etapas de criação de uma tela de BioArte envolvem inspiração e cuidados.

Em primeiro lugar é preciso encontrar uma peça de madeira laminada que tenha sido infestada por uma ou mais colônias de cupins. Geralmente antigas, essas peças ficaram estocadas em depósitos, porões ou sótãos durante anos.

BioArte madeira

As formas especiais ficam geralmente dentro da madeira porque os cupins preservam as paredes externas. Na maioria dos casos, quando uma peça de madeira está pronta para ser usada em BioArte, a colônia de insetos já está extinta ou muito reduzida.

BioArte madeira 3As peças são coletadas com cuidado, passam por um processo acurado de limpeza e tratamento inseticida para eliminar qualquer decompositor.

BioArte peça LimpezaBioArte tratamento 1

Depois de limpas e livres de infestações, as peças são selecionadas para a criação da obra de arte.

BioArte peça 2BioArte peça 4BioArte peça 6

A base (tela) que eu uso para a BioArte é sempre madeira tratada ou aglomerada, o que evita o surgimento de novas pragas. É importante citar que a tela precisa ser rígida para a criação desse tipo de quadro, por isso eu nunca uso telas convencionais de pintura.

BioArte pinturaBioArte pintura 2

As peças são pintadas uma a uma cuidadosamente, depois são coladas no quadro. Definitivamente posicionadas, as peças recebem uma camada de laca para impedir a absorção de umidade e aumentar a resistência mecânica.

BioArte pintura 3

A etapa final é a passagem de verniz fosco para preservar as cores e a integridade química e física do quadro.

BioArte peça 3BioArte peça 7Depois de prontos, os quadros de BioArte se tornam obras únicas no mundo, impossíveis de serem copiadas ou falsificadas. Suas formas em alto-relevo, as ranhuras, caminhos e curvas são a certeza de que a natureza nada faz que não seja belo em sua essência.

BioArte Pietro

Conheça os quadros feitos com a técnica BioArte

Jardim de PedraPortão do SolColina dos Búfalos ExpostoPilares de Lemúria - Rogério Pietrovale-da-lua_pietro


Conheça mais obras criadas com a técnica da BioArte. Acesse a página Canvas Pietro.

Canvas Pietro